O presidente da ABES-Rio concedeu entrevista à rádio Tupi Fm na última semana sobre o futuro da Baía de Guanabara. Questionado sobre a possibilidade de despoluição da Baía, que é um corpo vivo, Miguel Fernández se mostrou otimista com a mudança da legislação e citou o novo Marco Regulatório.
“A Baía de Guanabara é, talvez, o corpo hídrico mais famoso do Brasil e uma das mais belas enseadas do mundo. Sem dúvidas, ela é um corpo vivo, mesmo tão maltratado, ainda com grande fauna e flora e importantíssima para o equilíbrio ecológico e ambiental de toda a região metropolitana do Rio de Janeiro e uma grande economia vive dela. Há pescadores, uma parte relacionada ao turismo etc”, avaliou.
O presidente também chamou atenção para a falta de saneamento nas cidades ao redor, mas afirmou que com o novo marco regulatório, e o processo de concessão que teve no Rio, a despoluição, que é hoje uma das principais metas vai tornar possível o aumento da vida, e assim a Baía pode voltar a ter a presença de animais como baleias e golfinhos.
A entrevista completa foi publicada no portal: https://bit.ly/3B2k9h1