Audiência discute as metas de saneamento e compromissos das concessionárias do Rio de Janeiro
No dia 11 de novembro, o presidente da ABES-RJ, Renato Lima do Espírito Santo, esteve presente na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro
A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES em seus mais de 50 anos de atuação sempre objetivou ser propulsora de atividades técnico-científicas, político-institucionais e de gestão que contribuíssem para o desenvolvimento do saneamento ambiental, visando à melhoria da saúde, do meio ambiente e da qualidade de vida das pessoas.
A ABES, em seu corpo associativo, possui cerca de 10 mil profissionais do setor e os maiores especialistas do país. Quem é associado da ABES pode atuar ao lado de profissionais experientes, que incentivam as discussões mais relevantes do setor, por meio de Câmaras Temáticas e Técnicas.
Pensando em expandir o conhecimento dos futuros profissionais do saneamento, a ABES criou uma biblioteca virtual que reúne grandes obras do universo do saneamento e meio ambiente. O Fundo Editorial dispõe de um acervo com aproximadamente 200 títulos, que são atualizados periodicamente com as novidades do setor.
Como forma de fomentar as discussões e auxiliar na difusão do conhecimento, a ABES também realiza o trabalho de curadoria e disponibiliza em todos os eventos presenciais estandes de vendas com as principais obras do momento. Os associados têm desconto de 20% em toda obra disponibilizada na livraria da entidade.
Os livros muitas vezes são escritos com base em pesquisas dos associados, já que grande parte do quadro associativo é composto por especialistas nas áreas. Tudo isso promove de forma ampla a conectividade entre os atores do saneamento promovendo networking entre diferentes gerações.
Em qualquer profissão ou área de atuação a rede de contatos é fator fundamental para a carreira. A ABES entende essa necessidade. Em seus eventos e cursos é possível ampliar o networking e a troca de experiências com os palestrantes, professores e alunos.
Com foco no desenvolvimento educacional, a Associação criou a UNIABES, Universidade da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, uma plataforma voltada à educação e à promoção do conhecimento nas áreas de saneamento e meio ambiente. A UNIABES atua em capacitação, qualificação, certificação, gestão do conhecimento e aperfeiçoamento humano, com o intuito de disseminar conhecimento, apoiando os profissionais de toda cadeia produtiva do Saneamento Ambiental.
Os cursos ofertados pela UNIABES tem por objetivo aprimorar os profissionais desenvolvendo novas competências que agregam valor ao perfil de saber fazer e gerenciar processos e sistemas. A qualificação e a requalificação permitem ao profissional desenvolver com toda sua potencialidade os métodos científicos de solução de problemas, de técnicas e de procedimentos estabelecidos, visando à melhoria da qualidade e da produtividade do setor de saneamento ambiental.
A Universidade tem como missão zelar pela boa gestão dos quatro pilares do saneamento ambiental: água, esgoto, resíduos e drenagem. A UNIABES constrói a grade dos cursos de modo a atender às demandas específicas dos profissionais, com cursos na modalidade EAD ministrados por professores renomados. A plataforma online permite expandir o acesso ao conhecimento para todos os interessados em todas as regiões do país. Os associados da ABES possuem descontos nos cursos da Universidade.
Com o desenvolvimento da tecnologia e o avanço dos meios de comunicação, a Associação sentiu a necessidade de criar novas ferramentas para difundir o conhecimento aos atores do mundo moderno. Com foco no online, a ABES criou o ABES Conecta, um programa que disponibiliza conteúdos online como webinars, lives, cursos, sobre os temas mais relevantes do saneamento ambiental, saúde e inovação.
A tecnologia trouxe a facilidade de acompanhar aulas, cursos e palestras 24 horas por dia, de qualquer dispositivo móvel, em qualquer lugar do mundo. O Canal da ABES no Youtube, criado em 2020, é o exemplo de que com qualidade e seriedade é possível realizar um trabalho diversificado com foco nos profissionais e suas capacitações.
Dois anos após a criação, o canal possuía mais de 10 mil inscritos, com 350 mil visualizações. O ABES Conecta é transmitido no canal da ABES Saneamento no Youtube com conteúdo diversificado, desde as oficinas para o JPS (Jovens Profissionais do Saneamento), a seminários internacionais e Congressos. Toda a programação fica disponível no site e é divulgada semanalmente nas redes sociais da ABES nacional e demais seções.
Desde 1960 acontece bienalmente o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental da ABES. Nas três primeiras edições que antecederam a fundação da ABES, os Congressos foram promovidos sob a bandeira da AIDIS – Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental.
O intuito do evento que acontece há mais de seis décadas é, dentre outros pontos, apresentar, reunir, discutir e planejar de forma integrada ações para vencer os desafios e obstáculos da universalização do saneamento. Todo o trabalho desenvolvido por equipes profissionais qualificadas visa as questões ligadas a proteção do meio ambiente, a saúde e o bem estar da população, sem exclusão.
Em cada edição os temas são escolhidos e debatidos de acordo com a necessidade do momento. A ABES sempre atenta às mudanças e à conjuntura do mundo moderno busca em seus eventos trabalhar temas do interesse de todos os atores do mundo do saneamento e meio ambiente.
A marca registrada do Congresso é o encontro de grandes especialistas do setor, com pesquisadores, profissionais e estudantes, que se conectam com órgãos públicos e privados, com empresas e organizações sociais, promovendo debates de qualidade sobre a ciência, pesquisa e inovação tecnológica.
Em 2017 a entidade criou o Ranking ABES da Universalização do Saneamento, um instrumento de avaliação do setor no país. O ranking avalia ano a ano o percentual de pessoas atendidas pelos serviços de abastecimento de água, coleta de esgoto e de resíduos sólidos, além de aferir o quanto de esgoto recebe tratamento e se os resíduos recebem destinação adequada. Dessa maneira, é possível identificar o quão próximos os municípios estão da universalização do saneamento
Os municípios são classificados em 4 categorias, de acordo com a pontuação total obtida pela soma do desempenho de cada indicador. A pontuação máxima possível é de 500 pontos, atingida quando o município alcança 100% em todos os cinco indicadores. A primeira categoria é denominada “Primeiros passos para a universalização” para os municípios que somaram menos de 200 pontos no ranking. A segunda é “Empenho para universalização” destinada aos municípios que pontuaram de 200 até 449. A terceira “Compromisso com a universalização” se destina às cidades com pontuação de 450 a 489 no ranking. E a última e mais cobiçada é a quarta categoria denominada “Rumo à universalização” para os municípios com 489 pontos ou mais.
O Ranking também mede diversos fatores que envolvem a saúde como a relação do acesso ao saneamento e a proliferação de doenças. Os últimos estudos mostraram que quanto maior o acesso ao saneamento, menor é a incidência de internações por doenças relacionadas ao saneamento ambiental inadequado.
Em 1997 a ABES instituiu o Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS) para reconhecer as empresas do setor que se distinguem pela boa gestão dos serviços de saneamento. A premiação é um incentivo para que empresas públicas e privadas percebam os indicadores de qualidade de seus serviços. Através do Comitê Nacional de Qualidade ABES (CNQA), o PNQS é gerido – e são várias fases dentro do processo até a premiação de fato, que avaliam os participantes em quatro categorias distintas, do Nível I ao Nível IV, com pontuações específicas para cada uma delas. São oito os ítens de avaliação do sistema de gestão analisados: Liderança, Estratégias e Planos, Sociedade, Pessoas, Processos, Informações e Conhecimento, Clientes, e Resultados.
Cada vencedor dentro de sua categoria recebe o tão cobiçado Troféu Quíron. Simbolizado pelo Quíron, uma figura da mitologia grega, centauro que representa a união do instinto animal e da razão, o troféu é o reconhecimento da qualidade dos serviços prestados pela empresa vencedora em sua categoria. Mais que um símbolo, um atestado de competência a ser seguido por suas concorrentes no setor.
No dia 11 de novembro, o presidente da ABES-RJ, Renato Lima do Espírito Santo, esteve presente na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro
No dia 30 de outubro, saiu o resultado do IV Prêmio de Meio Ambiente, organizado pelo Inea. O tema desta edição foi “Universalização do acesso
A Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente – Fenasan e o 35º Encontro Técnico AESabesp, aconteceram nos dias 22, 23 e 24 de outubro,
A ABES-RJ indica aos associados o artigo “Projeto de Despoluição do Rio Sena para as Olimpíadas de Paris 2024″, produzido pelos alunos do curso sobre
Av. Beira Mar, 216 – Sala 1103
CEP 20021-060 / Centro – Rio de Janeiro / RJ