O presidente da ABES-Rio, Miguel Fernández y Fernández, concedeu entrevista para a Rádio Nacional no Dia Mundial da Água, para falar sobre a qualidade e oferta da água no estado do Rio de Janeiro.
Ao ser perguntado sobre os desafios da oferta de água de boa qualidade e quais fatores envolvem a distribuição, Miguel respondeu usando de exemplo a data do Dia Mundial da Água como uma forma de conscientização dos desafios que estão em volta dos serviços que envolvem a água.
“A gente tem uma data como essa, de celebração mundial sobre o Dia Mundial da Água, é importante para trazer essa discussão. Ela está aí em um dos objetivos do desenvolvimento sustentável, que é a ODS 6, não há como ter desenvolvimento da sociedade sem ter serviços de saneamento. Então é fundamental que os serviços de saneamento cheguem de forma eficiente, universalizada, para que a gente possa evoluir como sociedade. O Rio de Janeiro tem cenários que infelizmente são muito ruins, o que a gente pode dizer sobre isso, é que hoje existe um movimento muito forte para buscar e mitigar esse grande problema. As metas estabelecidas para alcançar 90% da população com os serviços de saneamento, é para o ano de 2033. Isso entrou como uma coisa nova dentro do Marco Regulatório”, comentou Miguel.
A reportagem completa está disponível no Youtube da ABES-Rio: https://youtu.be/D0NuUJlk07c