ABES-Rio na mídia – Rádio Nacional: como manter as praias próprias para banho?

Nesta semana o presidente da ABES-Rio, Miguel Fernández y Fernández concedeu entrevista para a Rádio Nacional para falar sobre as medidas necessárias para que a população possa usufruir das praias da Baía de Guanabara.
 
Segundo apuração da rádio, no mês de julho a praia de Botafogo ficou própria para banho por diversas condições como a falta de chuvas e a melhora no sistema de esgoto. Apesar desses casos pontuais, o presidente da ABES-Rio afirmou a necessidade de se trabalhar para que isso se torne possível em outros momentos. Miguel citou exemplos de despoluição de corpos hídricos ao redor do mundo: a baía de Tóquio, o rio Sena de Paris e o rio Tâmisa em Londres. 

“Você precisa pensar na cadeia como um todo, essa parte do lixo dos municípios são desafios, desafios municipais. O que eu chamo na minha fala pela ABES-Rio, é que não basta privatizar o sistema e esperar que isso vá resolver o problema sozinho. Se não tiver uma ação de fortalecimento da agência reguladora, que é o órgão previsto para acompanhar os investimentos necessários e a operação disso de forma adequada, a chance de dar certo passa a ser muito pequena. Esse é um ponto de alerta muito grande, necessário e que precisa estar na pauta política e da sociedade da importância dos entes regulatórios fortalecidos e independentes, com força para garantir as metas estabelecidas e no final esteja na tarifa com um preço justo, para o cidadão fluminense conseguir pagar”, comentou. 

A entrevista completa está disponível no Youtube da ABES-Rio: https://youtu.be/K6cLjiRL35I 

Últimas Notícias