A Rádio Bandnews FM conversou com o presidente da ABES-Rio, Miguel Fernández y Fernández, sobre as 150 toneladas de lixo retiradas de praias e manguezais do Rio por pescadores.
Em sua fala Miguel explicou sobre as medidas que podem ser tomadas para resolver o problema do lixo nas praias e manguezais. No caso específico da Baía de Guanabara, a questão só será resolvida com a fiscalização ativa dos esgotos.
“Primeiro é necessário uma fiscalização ativa, garantindo que as galerias de esgoto, principalmente as estações elevatórias não extravasem esgoto para os rios e para a própria Baía de Guanabara. A primeira ação é garantir que as concessionárias que estão no entorno, operem e levem os esgotos ao sistema final de tratamento, e que esse tratamento funcione de forma eficiente. Outra medida que pode ser adotada é diminuir a quantidade de sólidos flutuantes, ou seja, o lixo. Para isso é necessário que aconteça a fiscalização e a coleta correta desses resíduos em todos os municípios.” explicou Miguel.
O presidente destacou que é fundamental que as cadeias de esgoto, drenagem e resíduos sólidos aconteçam de forma correta. E que os órgãos de controle estejam próximos às concessionárias e empresas responsáveis por esse serviço. Miguel também fez ponderações para esta questão pensando a longo prazo.
A entrevista completa está disponível no Youtube da ABES-Rio: https://bit.ly/3ag3gFI