SANEA Rio homenageia diversos atores importantes do saneamento com a presença de autoridades

Para fechar o maior seminário estadual do setor, o Sanea Rio, que aconteceu no Iate Clube do Rio de Janeiro na última terça-feira (11/07), a ABES-Rio preparou uma série de homenagens. O encerramento do evento aconteceu a noite no salão nobre do Iate Clube acompanhado por música ao vivo na voz de Marcela Mangabeira. Participaram da premiação autoridades e entes importantes do setor, como o vice-governador do estado, Thiago Pampolha, e o secretário de estado da Casa Civil, Nicola Miccione.

No primeiro momento, o presidente da ABES-Rio, Miguel Fernández y Fernández preparou um discurso emocionado aos sócios ‘ouro’ da ABES, profissionais que fizeram parte da construção do saneamento do Rio de Janeiro e que atuaram ao longo de suas carreiras em prol do setor. Todos associados há mais de 30 anos subiram ao palco para receber o pin de ouro, uma singela homenagem pelo trabalho realizado.

Eduardo Pacheco Jordão, profissional associado há 57 anos foi o primeiro a receber a homenagem e agradeceu o empenho da nova geração. Na sequência foram agraciados com o pin: Luiz Leal Netto Machado (55 anos); Jose Alfredo Charnaux Sertã (52 anos); Benito Piropo Da-rin (51 anos); Ernani de Souza Costa (50 anos); Miguel Fernandez Y Fernandez (50 anos); Antonio Pereira Monteiro (48 anos); Flavio de Carvalho Filho (46 anos); Gandhi Giordano (46 anos); Joper Padrão do Espírito Santo (46 anos); Carlos Alberto Rosito (44 anos); Anna Virginia Muniz Machado (40 anos); Sandra Lacouth Motta (39 anos); Walter Pinto Costa Junior (38 anos) Lucio Henrique Bandeira (37 anos); Isaac Volschan Junior (36 anos) e Andrea Carla Fiaux Pereira (32 anos). O novo presidente eleito da ABES-Rio, Renato Lima do Espirito Santo, associado há 42 anos, também foi homenageado na ocasião. 

O presidente da Fundação Rio-Águas, Wanderson José dos Santos, recebeu em nome da Fundação o prêmio pelos 25 anos da Rio-Águas. Ente importante de fiscalização que gere e supervisiona as atividades referentes ao manejo de águas pluviais, à prevenção e controle de enchentes e ao saneamento da cidade do Rio de Janeiro.

O vice-governador do Estado e secretário do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago  Pampolha, prestigiou o SANEA Rio 2023 e participou da entrega do Selo Prosegh. O Programa Estadual de Segurança Hídrica, coordenado pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) e em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), é o instrumento que organiza as ações e projetos, e sua implementação promove, direta ou indiretamente, o aumento da Segurança Hídrica em âmbito estadual. 

Dentro desse Programa foi criado o Selo Prosegh que tem por objetivo reconhecer e estimular empresas, sociedade civil e instituições públicas a promoverem projetos em prol da segurança hídrica, aumentar a sinergia de investimentos e a eficiência da implementação de ações e projetos relacionados. 

Ana Asti, subsecretária de Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SEAS) auxiliou o vice-governador na entrega dos Selos, receberam a premiação:  

  • Lais Santi da Iguá Saneamento – pelo projeto:  “Plano de Segurança da Água”, na categoria Planejamento.
  • Aguinaldo Ballon da Cedae – pelo projeto “Guandu II”,  na categoria Oferta Hídrica
  • Mainá Coutinho do Comitê Guandu – pelo projeto: “Observatório da Bacia – Guandu/RJ”, na categoria Qualidade Ambiental
  • Ralf Rodrigues do Comitê Baía de Guanabara pelo projeto “Monitoramento Quali-quantitativo na RH V”, na categoria Qualidade Ambiental.
  • Dalva Mansur da Comitê Lagos de São João pelo projeto: “Revisão e complementação do Plano de Recursos Hídricos da Região Hidrográfica Lagos São João”, na categoria Planejamento
  • Rodolfo Coimbra do Comitê Macaé e das Ostras pelo projeto: “Agroecologia nas Montanhas”, na categoria Qualidade Ambiental.
  • Daniel Moraes do Inea pelo projeto: “Limpa Rio”, na categoria Qualidade Ambiental)
  • Pedro Augusto e Alexandre Perufo da Águas do Rio pelo projeto: “Reusa Águas do Rio”, na categoria Oferta Hídrica 
  • Bernardo Machado da Águas de Niterói, pelo projeto: “Água de Valor”, na categoria Oferta Hídrica
  • Ciro Rolim da Zona Oeste Mais Saneamento, pelo projeto “Projeto Água de Reuso”, na categoria Oferta Hídrica
  • Anderson Ferreira da Rio + Saneamento, pelo projeto “Água de Valor”, na categoria Oferta Hídrica.

Nesta edição, o Prêmio SANEA Rio 2023, foi entregue pelas mãos do atual e do futuro presidente da ABES-Rio, Miguel Fernández e Renato do Espírito Santo. Em um discurso emocionado, Renato relatou sua experiência pessoal e profissional ao lado de Nicola Miccione, secretário de Estado da Casa Civil do Rio de Janeiro, ganhador do troféu.

A ABES-Rio mais uma vez cumpre sua missão de trazer o debate técnico entre os entes atuantes no saneamento e a população. Saneamento básico é fundamental para garantir qualidade de vida e saúde pública a toda população. Muito obrigado a todos que participaram de mais uma edição do maior seminário estadual do setor. 

Últimas Notícias