A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES-Rio participou de Audiência Pública da Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Rio – Alerj nesta segunda-feira (28) a convite do deputado Gustavo Schmidt sobre o “Sistema Estadual do Meio Ambiente: Situação Atual e Perspectivas”. A Audiência aconteceu de forma virtual e também contou com a presença do secretário estadual da pasta, Thiago Pampolha.
A Associação foi representada pelo presidente Miguel Fernández y Fernández que pontuou diversos assuntos como a defasagem do Plano Estadual de Recursos Hídricos, que foi elaborado em 2014. Nas palavras do presidente da Associação hoje, o estado do Rio de Janeiro apresenta uma realidade urbana muito diferente de quando foi elaborado o Plano, por isso, necessita de uma revisão para atualização.
Miguel também comentou sobre a qualidade das águas do Guandú que é um tema alardeado há mais de 20 anos pelos técnicos, assim como os diversos problemas da segurança hídrica do estado. Dentre eles a carência do abastecimento da Região Leste da Baía de Guanabara, que deve ser rediscutido. O presidente também chamou atenção para a necessidade da presença da Secretaria de Meio Ambiente, como órgão do estado, nas discussões do modelo de concessão, com a gestão compartilhada e interligada.
O deputado, presidente da comissão, ressaltou a importância da participação dos órgãos ambientais e da sociedade civil para a fiscalização e apoio das iniciativas que buscam melhorar a qualidade do meio ambiente no estado do Rio de Janeiro.
A ABES-Rio sempre que possível está presente nos debates, trazendo suas contribuições e representando os profissionais da engenharia e meio ambiente do estado do Rio de Janeiro.
Acompanhe a participação da ABES-Rio na Audiência: