O presidente da ABES-Rio, Miguel Fernández y Fernández, nesta terça-feira (14), firmou uma importante e inédita parceria com o Instituto Pro Bono Brasil. O termo de cooperação foi assinado pelo diretor presidente Daniel Gil e prevê apoio institucional entre as iniciativas das entidades.
As lideranças pretendem unir esforços para o desenvolvimento, implantação e operação de projetos relacionados ao setor de saneamento e engenharia sanitária, bem como promover iniciativas ambientais e sociais de alto impacto.
As ações previstas objetivam sensibilizar os gestores públicos e privados, buscar a efetivação dos direitos ao acesso ao saneamento básico e a mobilização pelo desenvolvimento econômico pautado pelo ambiente ecologicamente equilibrado.
A falta de coleta e tratamento de esgoto é a principal causa da mortalidade de crianças de zero a cinco anos de idade por diarréia e doenças parasitárias, enfermidades que proliferam em áreas sem saneamento básico.
Estima-se que 65% das internações em hospitais de crianças com menos de 10 anos sejam provocadas pela precariedade da rede de esgoto e água limpa. São mais de 2.500 crianças menores de cinco anos, vítimas das doenças que se proliferam em áreas sem saneamento básico.