Alexandre Cauduro, convidado da semana, é coordenador da Central Estadual de Transplante e trabalha há mais de 20 anos com questões de saúde e transplante de forma geral. Especialista no assunto, compartilhou com o InovaRio Podcast um pouco do seu conhecimento e falou sobre os avanços da tecnologia na medicina.
O médico abordou temas durante o bate papo sobre o funcionamento do sistema de doação de órgãos, como ele pode ser melhorado e o novo momento da medicina. Alexandre também aproveitou para reforçar a importância da vacinação e como surgiu a cultura anti vacina que vem atrapalhando a ciência.
“É muito doido que as pessoas questionem a vacina, historicamente tivemos algumas pessoas que contribuíram para a cultura anti vacinal. Como um pesquisador, médico inglês de sobrenome Lagerfeld. Ele teve um filho com autismo e ele publicou que o autismo estava ligado à vacinação da tríplice viral. 10 anos depois a Nature fez uma republicação falando que esse estudo foi falseado e que ela estava pedindo desculpas, se retratando. Não existe evidência de autismo com vacina, por exemplo”, comentou.
O programa foi apresentado por Miguel Fernández y Fernández, George Neder e Heber Bispo. O Inova Rio é oferecido pelo Diário do Rio de Janeiro, Clube Empreendedor, ABES-RJ, Liderança Produções e Mútua-RJ (Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA).
Assista o programa completo no Youtube: https://youtu.be/dAp2zBfT0Es
Ou no Spotify: https://spoti.fi/3ATzQIb