Nesta sexta-feira (26), a diretora da ABES seção Rio de Janeiro, Karina Alencar, fez visita institucional ao início das obras de dragagem da bacia do Complexo Lagunar da Barra da Tijuca e de Jacarepaguá, zona oeste do Rio.
O crescimento desordenado dessa parte da Zona Oeste transformou as lagoas num imenso depósito de lixo e esgoto. O evento contou com a presença do governador do Estado, Cláudio Castro, e do atual secretário Estadual do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Chim Rossi.
O projeto é liderado pela Concessionária Iguá, que é responsável pelos serviços de saneamento em dois municípios e nos bairros da capital que integram a Área de Planejamento 4.
A previsão é que o projeto dure cerca de 36 meses, com a retirada de cerca de 2,3 milhões de metros cúbicos de lodo e sedimentos das lagoas em questão. Com isso, será restabelecido o fluxo de água na região, possibilitando sua oxigenação, bem como as trocas com o mar, importante para a melhoria na qualidade e renovação da água, reequilíbrio do ecossistema e aumento da biodiversidade.
A ABES-RJ coopera ativamente em questões que envolvem o saneamento básico do Rio de Janeiro, sustentabilidade e meio ambiente.