A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, por meio da diretora da Seção Rio de Janeiro, Mickaela Midon, participou da reunião do Colégio de Entidades Nacionais – CDEN, que aconteceu nos dias 15, 16 e 17 de maio, no Rio de Janeiro.
O CDEN é um importante fórum consultivo do Confea, constituído por entidades nacionais representativas das profissões jurisdicionadas pelo Sistema e credenciadas junto ao Confea. A ABES é uma das entidades que compõem o fórum, tendo como seu representante o diretor Lucio H. Bandeira, que não pôde comparecer ao evento, por questões de saúde. O encontro também teve a presença dos presidentes do CREA-RJ, Miguel Fernández; do CREA-ES, Jorge Luiz e Silva; e do CONFEA, Vinicius Marchese.
Em meio aos temas pautados no encontro, foi discutida sobre a importância da engenharia no caso do Rio Grande do Sul, que está enfrentando um dos piores desastres já registrado no estado, e de que forma o trabalho e o suporte técnico dos profissionais do setor podem ajudar na elaboração de políticas públicas e na recuperação de áreas em estado de calamidade.
Na ocasião, a diretora da ABES-RJ apresentou um panorama dos eventos e projetos importantes que a ABES Nacional atua e proporciona, entre eles, foram citados o Silubesa (Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental), o PNQS (Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento), o valor que o JPS (Programa Jovens Profissionais do Saneamento) oferece para novos profissionais da área e o Prêmio Jovem Água de Estocolmo.
Em sua fala, Mickaela argumentou sobre a importância das mulheres no Sistema e o comprometimento do Programa Mulher do CREA-RJ. A diretora mencionou o sucesso da última edição do Sanea Tech, seminário promovido pela Seção Rio de Janeiro, que aconteceu no início do mês na Sede da Cedae e falou também sobre o Sanea Rio, que consta no calendário da entidade para acontecer ainda em 2024.
A ABES-RJ participa ativamente das discussões que permeiam o setor de saneamento e meio ambiente, para contribuir cada vez mais com a universalização do saneamento no estado do Rio de Janeiro.