Nesta semana, representantes da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Abes-Rio, visitaram o projeto Aquapolo, situado em São Paulo. O empreendimento é o maior da América Latina e um dos maiores do mundo na produção de água de reuso.
A ABES-Rio, ao lado de diversas entidades, integra o grupo de estudo que visa discutir as soluções para recarregar os mananciais e fomentar resoluções para o reuso e a sustentabilidade hídrica no Rio de Janeiro. A Associação também participa de discussões sobre a despoluição do Rio Queimados com o uso da tecnologia de UTR no Rio de Janeiro.
O projeto Aquapolo é uma parceria entre a GS Inima Industrial e a Sabesp, desenvolvido como uma solução para a gestão hídrica das mudanças climáticas, que fornece água de reuso para o Polo Petroquímico de Capuava e indústrias da Região do ABC Paulista. O Aquapolo utiliza o esgoto tratado pela Estação de Tratamento de Esgoto ABC da Sabesp (ETE-ABC) com seu principal insumo. Após o processo de tratamento do esgoto, parte da vazão que seria destinada ao Córrego dos Meninos (curso d’água para onde é enviada a água após o tratamento na ETE-ABC) é desviada para a operação do projeto.
Também participaram da visita representantes de diversas instituições como da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro – CEDAE; Instituto Estadual do Ambiente – INEA; da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro – Firjan; da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade – SEAS; e Comitê Guandu.
Assista ao vídeo aqui: