A diretora da ABES-Rio, Karina Alencar, esteve presente nesta quarta-feira (12) no lançamento da campanha RETORNA+, do governo do estado do Rio de Janeiro. A campanha tem o propósito de reduzir o uso de sacolas plásticas e produtos de único uso em estabelecimentos comerciais.
A iniciativa visa a redução das sacolas a partir de campanhas de educação ambiental e incentivo financeiro aos municípios que integrarem o programa, por meio do ICMS Ecológico. Os objetivos do programa são voltados para o fomento da economia circular, desenvolvimento sustentável e responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos.
O programa funcionará a partir da criação do Índice de Redução de Desperdício (IRD), ferramenta que servirá de métrica para identificar a redução percentual do volume anual distribuído nas redes de supermercados e comércio. O IRD deverá ser medido por município e servirá de métrica para identificar o avanço das políticas estaduais e municipais.
Após o evento, foi lançado também o vídeo de divulgação da campanha, projetado no Cristo Redentor. Estiveram presentes o governador, Cláudio Castro, o vice-governador e secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, entre outras autoridades.
Nas imagens projetadas estava o seguinte texto: ”No Brasil são distribuídas 1,5 milhões de sacolas plásticas por hora, 41 milhões por dia, 1,5 bilhões por mês e 15 bilhões por ano. Até 2040 os volumes de plástico que fluem para o mar triplicarão, isto significa cerca de 50 kg de plástico por metro de costa em todo o mundo. O plástico representa 85% dos resíduos que chegam ao oceano. É hora de mudar! É hora de agir! O RJ atingiu o marco de 11,2 bilhões de sacolas plásticas a menos em circulação no ambiente. No último ano foram 2,1 bilhões de sacolas que deixaram de ir para o meio ambiente.”
A ABES-Rio se faz presente nas discussões e programas que permeiam o setor de ambiente e saneamento. E reforça seu apoio a iniciativas que visam a preservação e a correta utilização dos recursos naturais.