O presidente da ABES-Rio, Miguel Fernández y Fernández, participou do programa Rio em Foco da TV Alerj desta semana. O presidente comentou sobre como associações tal qual a ABES podem participar da construção de um estado mais sustentável.
Miguel respondeu ao programa como a ABES-Rio participa das discussões que impactam o estado, como o abastecimento de água e o esgotamento sanitário. O presidente utilizou como exemplo a atuação da Seção Rio de Janeiro na construção do edital de concessão dos serviços da CEDAE.
“A ABES-Rio participou muito das Audiências Públicas, da construção deste edital, procurando ser um ente propositivo, levando críticas para a melhoria do edital. Nós entendemos que não basta só o recurso se você não tiver uma visão técnica, uma visão de gestão, de governança desses recursos. Mas isso tem que estar atrelado também a uma relação de viabilidade técnico-econômica posterior operacional desses sistemas, junto com uma solidez legislativa. A gente precisa ter o apoio legal para que isso funcione”, comentou.
A reportagem completa está disponível no Youtube da ABES-Rio: https://youtu.be/BpxVJyOT-x4

PodSanear recebe Lígia Maria, da ANA, para falar sobre regulação, participação social e integração no saneamento
Durante o episódio, Lígia detalha que a atuação da ANA vai além da gestão de recursos hídricos, incluindo também a regulação da operação de reservatórios, inclusive os ligados ao setor elétrico, e a coordenação de ações em momentos de crise hídrica, por meio das chamadas salas de situação


