O presidente da ABES-Rio, Miguel Fernández y Fernández, concedeu entrevista à rádio Tupi FM, 96,5, acerca da presença de microplásticos no oceano e esclareceu um pouco mais sobre o assunto.
Miguel pontuou que a importância do mar é fundamental para o equilíbrio do nosso planeta e é um ecossistema riquíssimo, fonte de uma economia fundamental para toda a sociedade. “Preservar o mar deve ser uma das principais tarefas da humanidade e a chegada de resíduos sólidos no mar ocorre majoritariamente em virtude da falha de um dos eixos de estrutura de saneamento básico, que é a cadeia de resíduos sólidos de lixos urbanos. Quando há uma falha, sendo na disposição final, que vai interferir no transporte, ou se o local que está sendo colocado não for um aterro adequado, ou se for um lixão, os resíduos podem ir parar nos corpos hídricos, desembocando nos mares e causando esse problema”, explicou Miguel.
Pensando em uma possível solução, o presidente pontuou sobre a importância de se olhar para toda a cadeia da produção de lixo, com foco nos grandes centros urbanos, principais produtores de lixo.
A matéria completa esta disponível no site da Tupi FM : https://www.tupi.fm/brasil/microplastico-e-ameaca-ao-mar-e-ao-planeta/