A ABES-Rio participou nesta quarta-feira (30) da posse dos membros do Comitê de monitoramento das concessões dos serviços de saneamento. A cerimônia aconteceu no Palácio da Guanabara.
Entre os órgãos empossados estão associações, coletivos, grupos acadêmicos, e outras entidades com atuação no setor do saneamento básico. A ABES-Rio garantiu representação nos 4 blocos da Comissão.
O Bloco 1 conta com a participação da diretora Karina Alencar e do presidente Miguel Fernández. O Bloco 2 terá os diretores Marcelo Motta Veiga e Antonio Monteiro. No Bloco 3 estão Mickaela Midon da Paixão, assessora da ABES-Rio e o diretor Benito Piropo. Por fim, o Bloco 4 foi formado com os diretores Renato Espírito Santo e Joper Padrão.
Os candidatos foram habilitados pela Secretaria de Estado da Casa Civil. Caberá à Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa) a administração dos comitês de trabalho em operação.
Os membros do comitê terão diversas responsabilidades e tarefas como órgãos consultivos para a Agenersa, como: avaliação dos serviços, proposição de melhorias, regulação e fiscalização, análise das críticas, sugestões e reclamações de usuários, propondo soluções para as possíveis falhas. Além de colaborar na fiscalização dos contratos de concessão e de produção de água, entre outras atividades.