Na última sexta-feira (7), a diretora da ABES-RJ, Karina Alencar, palestrou na reunião do Conselho Empresarial de Governança, Compliance e Diversidade. O conselho também contou com a participação de Tatiana Bastos, do Instituto de Direito Coletivo (IDC) e Guilherme France, da Transparência Internacional-Brasil.
Como parte da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), o Conselho tem como objetivo incentivar, desenvolver e reconhecer as práticas de governança e programas de compliance no meio empresarial com apoio às iniciativas das empresas do setor.
O encontro trouxe o debate sobre índices de transparência e democracia em rede. Além da presença de especialistas na área da engenharia, a reunião foi coordenada por Humberto Mota Filho, presidente do Conselho.
Na apresentação, Karina, destacou a importância do compliance social na área do saneamento em conjunto de ações imprescindíveis para instituir o compromisso das empresas com a sociedade em que estão inseridas. A diretora também ressaltou sobre os valores profissionais no setor, “a ideia é atuar de forma ética, responsável e consciente, considerando os impactos de suas operações no bem-estar coletivo”, argumentou.
Em sua fala, a diretora, também, comentou os desafios de promover o saneamento para todos e a importância da sociedade em participar de debates sobre questões de sustentabilidade econômica, social e ambiental. Além do mais, citou a gestão do Comitê Guandu, que é descentralizada e participativa dos recursos hídricos na bacia hidrográfica do Rio Guandu, onde abrange cerca de 15 municípios do Estado e a capital carioca.
A ABES-RJ segue reafirmando o compromisso em fazer parte de debates que visam idealizar e beneficiar ações em prol do saneamento, meio ambiente e sustentabilidade.