O vice-presidente da ABES-Rio, Miguel Fernández y Fernández, conversou com Cintia Cardoso e Arthur Xavier, apresentadores do programa Brasil Notícias da Rádio Record, sobre a importância de ampliar o saneamento básico no país.
Durante a entrevista, Miguel falou sobre as dificuldades que afligem mais de trinta milhões de brasileiros pela falta de acesso à água tratada e a coleta de esgoto. Mais de cem milhões de pessoas no Brasil não possuem acesso à coleta de esgoto e o dado apresentado, aponta que na região norte do país, a mais afetada, apenas 13% da população tem acesso ao saneamento.
“Apesar do avanço tecnológico, são milhões de pessoas que ainda não têm acesso à água, no Brasil. Falamos de algo na faixa de trinta milhões de brasileiros sem acesso a sistemas de água potável. Não adianta ter Bolsa Família, Auxílio Brasil, qualquer programa de distribuição de renda, que são muito importantes, principalmente para as necessidades mais urgentes. Agora pensando em médio e longo prazo, se você quer levar o desenvolvimento social e econômico para aquela região, é necessário que chegue uma infraestrutura que permita o desenvolvimento daquela comunidade. A primeira, por isso o nome básico, é o saneamento “, declarou Miguel.
A entrevista completa está disponível no canal do Youtube da ABES-Rio: https://www.youtube.com/watch?v=PRbPBT02deQ